terça-feira, 22 de novembro de 2011

[Leia] Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley (1932)

"Disseram: Bem vindos ao admirável mundo novo/
Omitiram que ele era implacável com nosso povo.”  
Monge, em  #PrimeiraFase


Se você curte divagar sobre temas como controle social e liberdade, para através deles traçar prognósticos sobre o futuro mundial, Admirável Mundo Novo - de Aldous Huxley - é leitura essencial.  A sociedade ideal descrita na obra, na verdade, não é algo assim tão afastado das nossas vidas.
O escape da realidade se dá por meio do consumismo desregrado e de prazeres ilimitados. A alienação é uma condição que nasce a partir desse escape, quando, por exemplo, o indivíduo se deixa levar pelos meios de comunicação irrefletidamente. O apego aos prazeres imediatistas é condicionado massivamente e representa uma espécie de viseira, que impede o ser humano de conjeturar e interferir em seu meio e assim, torna-se cidadão pela metade, passivo e perfeito para atender ao desejo das organizações sociais detentoras do poder que nos direciona, ou melhor, nos amarra.
Essa prisão do espírito é talvez mais nociva do que uma prisão física, pois é imperceptível e quem está preso, pensa estar livre. Não acredita que seu comportamento seja vulnerável a dominação e assim esta condição de passividade torna-se irreversível, pela negação.
O espírito preso é contaminado também pelo individualismo. A sensação de liberação, de poder obter tudo o que desejar, faz com que as referências humanas e as emoções sejam extintas, situação social bem aparente na sociedade capitalista. A medicina e os estudos científicos de ponta, que promete às futuras gerações alta expectativa de vida aliada à juventude prolongada, já eram previstas por Aldous Huxley em 1932.
A superação do conceito de família, a educação sexual precoce, o uso de efeitos sinestésicos em salas de cinema, são ainda outros aspectos antevistos na obra desse “visionário”.
Ah! Vale lembrar que Admirável Mundo Novo dá muito pano pra manga na música, literatura e cinema. O exemplo maior de influência contemporânea é o conjunto de obras de “MATRIX”.
Clica no link e viaja: Admirável Mundo Novo (E-book free)
Confira o vídeo de #PrimeiraFase: Pocket show de Monge, no Duelo de MCs (BH), 18/11/11.
Por Luciana Matsu.

0 comentários:

Postar um comentário